Você reconhece a importância de uma apresentação profissional?

CHAIR-MANAG-BUSINESS CLASS-H-02-53fec2adc91e0

Você sabia que se não fosse uma apresentação bem-feita, no momento oportuno, o jogador Neymar não teria jogado no Santos por mais alguns anos e talvez o clube não teria conquistado diversos títulos, inclusive a Libertadores de 2011?

 

A Revista Veja publicou nessa época uma história interessante, contada pelo então presidente do Santos, Luís Álvaro. Ele disse que, quando o Chelsea lhe fez uma proposta praticamente irrecusável, ele reuniu o público de interesse – investidores, o jogador, seu pai, seu empresário em uma sala, apagou a luz e abriu uma apresentação em PowerPoint com uma foto de uma cadeira vazia.

 

E disse, após um certo silêncio proposital:

“Sabem o que é isso?!?

Esta cadeira está vazia desde a morte de Ayrton Senna… ela é o posto de Grande Ídolo desportivo nacional.

Ela será de Neymar, se ele continuar no Santos, com a proposta que tenho para vocês!”

Impactante, não? E depois discorreu uma proposta de como viabilizar a permanência do craque por mais tempo, sem perdê-lo para a Europa tão rápido, sempre apoiado no PowerPoint. Resultado: Neymar ficou e ganhou 5 dos 6 títulos que disputou, sendo 4 pelo Santos e um pela Seleção Sub-20.

A história acima é apenas um exemplo de como uma apresentação pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
Assim, o que seria da Apple, famosa pelos lançamentos de produtos inovadores, com eventos extremamente concorridos e esperados, sem as apresentações (obviamente feitas em Keynote, nesse caso) de produtos como o iPod, iPad e iPhone? Com certeza perderia todo o impacto, todo frenesi gerado para que os produtos sumissem das prateleiras e em pre orders. Steve Jobs não teria isso incorporado na sua figura já mítica, fato abordado no filme “Steve Jobs” – com várias indicações ao Oscar de 2016.


E o que seria do filme/documentário “An Inconvenient Truth”, co-criado e apresentado pelo político Al Gore, em 2006, onde ele chama atenção para os malefícios que o homem está infligindo sobre o meio-ambiente e a insustentabilidade e precariedade da situação, sem o apoio da apresentação ilustrada com gráficos, números, imagens e tudo mais? Será que ele teria o mesmo efeito que causou na época (e até hoje), entrando como uma das principais pautas de discussão política nos EUA e em todo mundo?


É importante ressaltar que as apresentações não precisam ser apenas digitais (PowerPoint, Keynote, Prezi etc), podem também ser impressas em forma de livro / caderno, mostrada em grandes pranchas ou banners etc. O importante é passar a mensagem de forma impactante e marcar presença.

Aqui na Oficina de Idéias trabalhamos (há mais de 20 anos) com clientes de diversas áreas e tamanhos e, desde uma indústria até um pequeno negócio, vários já fizeram apresentações impactantes, com nossa ajuda, para atingir seus objetivos.

Veja aqui os tipos de apresentação mais comuns:

 

    • Institucional – mostrar um resumo do que é a empresa, de forma dinâmica e ilustrada, abrangendo produtos, serviços e diferenciais estratégicos;

 

    • Produto / Serviço – mostrar especificamente um novo produto ou serviço, ou falar novamente de um já existente, mas com um diferencial novo ou abordagem nova; esse tipo de apresentação pode ser interna ou externa (para feiras, eventos etc);

 

    • Setorial – abordar assuntos dos setores da empresa, para os próprios funcionários – exemplos: Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Vendas, Marketing etc;
    • Projeto – mostrar um projeto novo, detalhado, para seu público de interesse como investidores, sócios, diretores etc;

 

    • Científica – com os mais variados temas, dirigida normalmente à alunos ou profissionais da mesma área, em entidades de ensino, eventos e cursos técnicos;

 

    • Patrocínio – angariar verba para Eventos, ONGs, OSCIPs e Projetos em geral.

 


Veja no nosso portfólio:

Algumas apresentações criadas pela Oficina de Idéias

http://oficinadeideias.com.br/category/apresentacao/

 

 

will

Por Will Jr

Novos Negócios na Oficina de Idéias

Comments

comments