Os 10 Mandamentos das Boas Práticas em E-mails Marketing
Sua campanha de e-mail marketing não está dando retorno?
Você não sabe quantos clientes atingiu e quantos abriram ou leram seus e-mails com ofertas, informações, novidades sobre a sua empresa?
Então é bom você conhecer as melhores práticas do e-mail marketing para ajudar na criação de suas campanhas, tornando-as mais adequadas para seus clientes, para os serviços de e-mail e para os poderosos filtros anti-spam.
Abaixo você conhecerá algumas regras simples, mas extremamente importantes para que a mensagem chegue corretamente para seus destinatários e para que suas campanhas de e-mail marketing atinjam seus objetivos.
1 – Não farás SPAM.
Sabe quando aquele cunhado chato chega no domingo à tarde, sem avisar, e você está de pijama descansando? É exatamente a mesma sensação de receber um e-mail indesejado.
E-mail marketing exige permissão, por isso, jamais envie e-mails não solicitados para seus clientes ou para quem quer que seja. O ideal é realizar o primeiro contato com o cliente via telefone e/ou oferecer um formulário de cadastramento de e-mail. Só então realize o envio para o destinatário.
Muitas empresas erram ao pensar que enviar milhões de mensagens não solicitadas aumentará suas chances de retornos e conversões. O máximo que irão conseguir é um bloqueio e milhares de pessoas aborrecidas.
2 – Cadastrarás, construirás e manterás seu mailing
Atualmente ter um mailing bem construído é a principal arma das empresas para comunicar com seu público de forma clara, direta e barata.
Assim, o correto é seu site ter uma área de cadastro para que o visitante possa optar por receber suas comunicações via e-mail e na qual deve deixar claro como será feita a comunicação e a frequência que os e-mails serão enviados.
Não esqueça de manter sua base saudável pois cerca de 30% dos e-mails são modificados por ano. Evite enviar e-mails para contas inexistentes ou domínios inválidos – isso prejudica seus resultados, reduz o desempenho e aciona filtros anti-spam.
3 – Terás sempre a opção de descadastramento (opt-out)
É insuportável receber aquele e-mail que não tem nada a ver com a sua pessoa – digamos, por exemplo, “Dicas de Maquiagem” – e você é um homem barbado e conservador.
A empresa que pratica o e-mail marketing com responsabilidade disponibiliza SEMPRE um link de descadastro (o famoso opt-out), onde o destinatário possa solicitar a remoção de seu e-mail.
Dica extra: procure conhecer os motivos que levaram o usuário a fazer o opt-out. Às vezes a falta de segmentação (envio de mensagens genéricas) pode motivar a saída, a frequência de envio, ou o conteúdo que não é mais de interesse do destinatário.
4- Se preocuparás com o código HTML
Não é qualquer código HTML que é aceito pelos principais provedores/gerenciadores de e-mail como o Outlook, Notes, Yahoo, Hotmail, Globo.com e diversos outros. Fazer um HTML inadequado pode fazer sua mensagem ser ilegível ou até mesmo acionar os bloqueios ou filtros anti-spam.
Existem diversas orientações nesse sentido, mas essas dicas não são para falarmos sobre Programação, assim sugiro que você procure sempre o auxílio de uma empresa especializada em E-mails Marketing.
5 – Usarás Tags Alt nas imagens
Uma tag Alt serve como descrição de uma imagem, que aparece quando uma imagem tem dificuldades para carregar ou quando posicionamos o cursor do mouse sobre ela. Usar esta tag é importante para os destinatários que utilizam conexões mais lentas e que por isso não veem as imagens nos primeiros segundos. As tags alt podem informar sobre aquilo que está sendo carregado. Além disso, muitos clientes e serviços de e-mail desabilitam o carregamento de imagens por default ou apresentam um alerta para a liberação dessas imagens. Saber que imagens estão para carregar ajuda o usuário a decidir se deseja ter contato com a mensagem.
6 – Criarás uma versão web de seu E-mail
Embora os clientes e serviços de e-mail hoje compreendam corretamente o HTML, seus destinatários podem estar usando versões antigas de softwares ou estar em ambientes protegidos que impedem a leitura correta do código. Por isso, disponibilizar um link para uma versão web é uma segurança. Inclua sempre um link com a frase “caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui”.
7 – Verificarás o Número de Hyperlinks
Quanto mais os usuários clicarem nos links de um e-mail, maiores são as possibilidades de atingir as metas de seu planejamento.
Segundo uma análise, e-mails com 25 links ou mais tem 12% a mais de chances de clique que E-mails com quantidade abaixo de 25 links. Obviamente, links relevantes.
Dica Extra: Cuidado para não caracterizar seu e-mail como um perigo para os sistemas anti-spam:
- Não use links com mais de 256 caracteres;
- Não aponte os links para arquivos executáveis;
- Procure fazer com que os links apontem para destinos dentro do mesmo domínio que usar como remetente.
8 – Personalizarás
A personalização é um item importante de sua campanha de e-mail marketing. Use o maior número de personalizações possível: nome do destinatário, hábitos de compra, interesses, cupons de desconto específicos, imagens, etc. Todos receberão o mesmo e-mail básico, mas as informações de seus conteúdos serão cada vez mais específicas.
9 – Tereis cuidado com as palavras
Os filtros anti-spam também verificam as palavras que compõe o seu e-mail. Por isso, não utilize essas palavras no texto, no assunto, em nomes de diretórios, nomes de arquivos, códigos ou links. Veja abaixo alguns exemplos:
- Hospede / Hospedagem ou relacionados;
- Perca peso / xx Kg / magra / ou relacionados a “perder peso”;
- Dinheiro / Ganhe dinheiro / Renda extra / R$ 00,00 ou relacionados;
- Sinais de interrogação (?)
- Cursos online / Cursos
- Urgente! Compre! Faça! / outros imperativos
10 -Verificarás SEMPRE o resultado de suas campanhas
Não adianta fazer tudo isso e não saber qual o retorno de seu investimento (ROI). Ao enviar seus e-mails via ferramentas próprias, os empresários devem gerar esses resultados e analisá-los de modo a verificar os pontos fortes e fracos dos envios e tomar as ações necessárias para otimizar ainda mais o sucesso dessa ação.
Viu como é complicado fazer de forma correta uma campanha de e-mail marketing? Por isso, o ideal é que os empresários ou montem uma estrutura própria para isso ou, de preferência, procurem uma empresa especialista nesse assunto para gerenciar a demanda, medir os resultados e otimizar o sucesso das campanhas de sua empresa.
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Por Will Jr
Novos Negócios na Oficina de Idéias