Como medir a produtividade das atividades no Marketing 4.0

 

Sabemos que no Marketing 4.0 é essencial levar o consumidor da Assimilação à Apologia, acompanhando-o por todo caminho e sempre otimizando cada passo, com destino à excelência.

Para mensurar tudo isso e avaliar melhor a eficácia das atividades de marketing, foram criadas novas métricas: CAC – Coeficiente de Ação de Compra e CDM – Coeficiente de Defesa de Marca. Elas ajudam a definir melhor o ROMI (Retorno sobre Investimentos em Marketing), pois demonstram os 2 principais objetivos da empresa: as vendas e a defesa da marca.


CAC – Coeficiente de Ação de Compra

O CAC mede quão bem as compras “convertem” a consciência da marca em ações de compra.
Exemplo: de uma população de 1000 pessoas, a Marca X é espontaneamente lembrada por 600 pessoas e, dessas, somente 120 compram a marca. CAC = 120/600 = 0,2

 

CDM – Coeficiente de Defesa de Marca:
O CDM mede o quanto de consciência da marca se transforma em defesa da mesma.
Exemplo:
de uma população de 1000 pessoas, a Marca X é espontaneamente lembrada por 600 pessoas e, dessas, somente 120 compram a marca e, dessas, 60 defendem a marca. CDM = 60/600 = 0,1

 

Esses índices ajudam aos profissionais de Marketing a saber em qual dos 5As existe uma falha, permitindo intervir nos mesmos com o objetivo de aumentar a produtividade. Cada ”gargalo” que existir no caminho pode influencia diretamente no próximo estágio.

 

Algumas maneiras de interferir cirurgicamente nos estágios são:

 

  • Aumentar a Atração
    Investir em Comunicação de Marketing e/ou Reposicionamento de Marketing
    Na era digital o consumidor é atraído por marcas humanizadas, que se envolvam com causas sociais ou ambientais, ofereçam novas experiências, representem certos movimentos de estilo de vida e também pelas que investem em customização.
    Diferenciação = Atratividade

 

  • Otimizar a Curiosidade
    Realizar Marketing de Comunidade e/ou Marketing de Conteúdo
    Para gerar mais curiosidade as marcas devem surpreender os clientes com informações que as levem a explorar mais. As empresas devem criar e distribuir conteúdo relevante aos consumidores e fortemente associados à marca.
    Surpresa = Empolgação

 

  • Aumentar o Compromisso
    Realizar Gestão de Canal e/ou Gestão de Equipe de Vendas
    Esse objetivo é atingido com Marketing de Experiência. O consumidor deve ter uma ótima experiência nos pontos de contato com o produto onicanal: seja online (site, loja virtual, aplicativos) ou off-line (ponto-de-venda, SAC). Deve-se criar uma longuagem e regras claras e únicas para que a empresa fale de forma semelhante. Não adianta nada o consumidor chegar na hora da compra e ser impactado por uma experiência negativa ou dissonante.
    Compromisso = Experiência

 

  • Aumentar a Afinidade
    Criar Programas de Fidelidade e/ou otimizar o Atendimento ao Cliente
    Nesse ponto as empresas devem romper as barreiras com os consumidores e interagir com os mesmos como amigos. Envolver os clientes através de novas interfaces, redes sociais e gameficação são ações que dão resultado na teoria do Marketing 4.0. Assim, eles poderão avaliar melhor o desempenho das marcas na pós-venda, gerando sensação de afinidade e possivelmente se tornando advogados da marca.
    Satisfação = Defesa

 

Nos acompanhe aqui, no Blog da Oficina de Ideias, onde em breve farei novos textos para cada um destes itens.

 

will

Por Will Jr

Novos Negócios na Oficina de Idéias

Comments

comments