Como medir a produtividade das atividades no Marketing 4.0
Sabemos que no Marketing 4.0 é essencial levar o consumidor da Assimilação à Apologia, acompanhando-o por todo caminho e sempre otimizando cada passo, com destino à excelência.
Para mensurar tudo isso e avaliar melhor a eficácia das atividades de marketing, foram criadas novas métricas: CAC – Coeficiente de Ação de Compra e CDM – Coeficiente de Defesa de Marca. Elas ajudam a definir melhor o ROMI (Retorno sobre Investimentos em Marketing), pois demonstram os 2 principais objetivos da empresa: as vendas e a defesa da marca.
CAC – Coeficiente de Ação de Compra
O CAC mede quão bem as compras “convertem” a consciência da marca em ações de compra.
Exemplo: de uma população de 1000 pessoas, a Marca X é espontaneamente lembrada por 600 pessoas e, dessas, somente 120 compram a marca. CAC = 120/600 = 0,2
CDM – Coeficiente de Defesa de Marca:
O CDM mede o quanto de consciência da marca se transforma em defesa da mesma.
Exemplo: de uma população de 1000 pessoas, a Marca X é espontaneamente lembrada por 600 pessoas e, dessas, somente 120 compram a marca e, dessas, 60 defendem a marca. CDM = 60/600 = 0,1
Esses índices ajudam aos profissionais de Marketing a saber em qual dos 5As existe uma falha, permitindo intervir nos mesmos com o objetivo de aumentar a produtividade. Cada ”gargalo” que existir no caminho pode influencia diretamente no próximo estágio.
Algumas maneiras de interferir cirurgicamente nos estágios são:
- Aumentar a Atração
Investir em Comunicação de Marketing e/ou Reposicionamento de Marketing
Na era digital o consumidor é atraído por marcas humanizadas, que se envolvam com causas sociais ou ambientais, ofereçam novas experiências, representem certos movimentos de estilo de vida e também pelas que investem em customização.
Diferenciação = Atratividade
- Otimizar a Curiosidade
Realizar Marketing de Comunidade e/ou Marketing de Conteúdo
Para gerar mais curiosidade as marcas devem surpreender os clientes com informações que as levem a explorar mais. As empresas devem criar e distribuir conteúdo relevante aos consumidores e fortemente associados à marca.
Surpresa = Empolgação
- Aumentar o Compromisso
Realizar Gestão de Canal e/ou Gestão de Equipe de Vendas
Esse objetivo é atingido com Marketing de Experiência. O consumidor deve ter uma ótima experiência nos pontos de contato com o produto onicanal: seja online (site, loja virtual, aplicativos) ou off-line (ponto-de-venda, SAC). Deve-se criar uma longuagem e regras claras e únicas para que a empresa fale de forma semelhante. Não adianta nada o consumidor chegar na hora da compra e ser impactado por uma experiência negativa ou dissonante.
Compromisso = Experiência
- Aumentar a Afinidade
Criar Programas de Fidelidade e/ou otimizar o Atendimento ao Cliente
Nesse ponto as empresas devem romper as barreiras com os consumidores e interagir com os mesmos como amigos. Envolver os clientes através de novas interfaces, redes sociais e gameficação são ações que dão resultado na teoria do Marketing 4.0. Assim, eles poderão avaliar melhor o desempenho das marcas na pós-venda, gerando sensação de afinidade e possivelmente se tornando advogados da marca.
Satisfação = Defesa
Nos acompanhe aqui, no Blog da Oficina de Ideias, onde em breve farei novos textos para cada um destes itens.
Por Will Jr
Novos Negócios na Oficina de Idéias